terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Planejando a exodontia de Raiz Residual

exodontia de raiz residualSerá que você está sabendo utilizar as alavancas ou elevadores durante sua cirurgia?

Primeiramente precisamos lembrar dos princípios cirúrgicos

O principal deles diz respeito à visibilidade.
Visibilidade

Para você conseguir visualizar o que está fazendo é necessário uma boa aspiração, o ideal aqui é que você faça suas cirurgias com auxílio da bomba a vácuo, ou uma aspiração bem potente, caso contrário terá muito sangue e saliva atrapalhando o seu campo de visão. Quem aspira é seu assistente, que deverá estar tão comprometido em sua cirurgia quanto você, afinal o sucesso do procedimento depende também do auxiliar.

Afastamento adequado dos tecidos




exodontia de raiz residual: Afastador de minnesota
Afastador de minnesota
Sem o afastamento adequado dos tecidos a partir dos instrumentais adequados como afastador de minessota é bem possível que a bochecha ou o próprio retalho que você fez, cubra o que você precisa ver para conseguir fazer a cirurgia. Ah! Pessoal aqui não vale afastar com dedo ok? A ponta dos dedos é responsável por levar contaminação ao campo operatório, então evite ficar colocando a ponta dos dedos dentro da boca o tempo todo.





Iluminação

E a luz se fez! E se faz na sua cirurgia. Pára tudo e reposicione o refletor até conseguir uma adequada iluminação do campo operatório. Refletor está ruim? Lâmpada queimada? Considere se você tem condições de fazer o procedimento sem ter o mínimo necessário funcionando para que tudo ocorra bem.
Para a correta remoção de uma raiz residual é necessário que você visualize o limite entre o dente, ou seja, a raiz e o osso em que ela está submersa.

INCISÃO PLANEJADA, RETALHO QUE FUNCIONA



exodontia de raiz residual: descolador de molt
descolador de molt


Se você planejou bem sua incisão, terá um retalho de tecido mole (gengiva inserida e/ou alveolar) que permitirá a visualização do osso ao redor da raiz.
O retalho precisa ser confeccionado a partir de uma incisão que corte gengiva e periósteo, ou seja um retalho mucoperiosteal total.  


ELEVADORES

O primeiro movimento que você vai tentar fazer é o de …

exodontia de raiz residual: Principio de cunha
PRESSÃO APICAL- Princípio de Cunha

Insira seu instrumento no espaço entre a raiz e o osso no sentido do longo eixo do dente, com direção apical, aliás, aqui é muito importante que você tome cuidado com o excesso de força, pois complicações costumam ocorrer nesse momento. Pelo princípio de cunha, a raiz já pode ser removida com apenas esse movimento. Muitas vezes ela não vem.

RODA ou SARRILHO – Princípio de rotação



exodontia de raiz residual: movimento de rotação
exodontia de raiz residual: segundo movimento de rotação

Geralmente realizado com o elevador Seldin. A ideia é que ao girar o punho o movimento na parte ativa também seja de “giro” ou roda, circular, e desta forma a raiz também poderá ser avulsionada. De todos os movimentos acredito ser esse o mais difícil de ser efetivo de forma isolada.

ALAVANCA – Princípio de alavanca (sim, da física, lembra?)



exodontia de raiz residual: principio da alavanca
Na física, a alavanca é um objeto rígido que é usado com um ponto fixo apropriado (fulcro) para multiplicar a força mecânica que pode ser aplicada a um outro objeto (resistência). O objeto rígido é o próprio instrumento (a alavanca, ou elevador). O nosso fulcro é o osso (entenderam o porquê de visualizar ele?). Por fim o outro objeto que cria resistência é a raiz do dente. A ideia é que você aplicando a força de alavanca a raiz saia de seu alvéolo por este princípio.  
Alavanca: este movimento, sinérgico aos outros dois, é realizado sendo que o ponto de apoio é a crista óssea, e nunca os dentes vizinhos.
Estes são os movimentos utilizados, comenta ai se vocês entenderam, deixe ai seu comentário, diga nos quais são suas dificuldades e também conte nos suas experiencias.
Para remover uma raiz normalmente os movimentos nunca são usados de forma isolada. As suas habilidades e experiencia como cirurgião vão te deixar cada vez melhor, mas é de fundamental importância saber a base teórica do que você esta fazendo
Se com todos esses movimentos a raiz nao sair, precisaremos de uma OSTECTOMIA.

Se não saiu é necessário fazer um Fulcro ou PONTO DE APOIO adequado para remover o dente. Então, você precisa criar esse ponto de apoio utilizando a alta rotação.

BROCAS PARA ALTA ROTAÇÃO



exodontia de raiz residual: FG 701 e FG 702tronco-cônica carbide, você deverá criar um fosso no osso, ou seja, um espaço ao redor da raiz com fins a criar um novo ponto de apoio.

Lembre-se de irrigar bem com Soro Fisiológico 0.9% em seringa, Pode ser claro, que seu fosso, ou ponto de apoio não tenha ficado bom o suficiente, aí é necessário aprofundar mais (importante que seja fundo e não largo!). Aprofunde e remova osso até conseguir um ponto de apoio adequado. 
Enfim espero que você tenha segurança e tranquilidade ao lidar com toda e qualquer situação e lembre< busque sempre conhecimentos e coloque a mão na massa que logo vai ter a experiência necessária. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog