segunda-feira, 5 de novembro de 2018

Entender as crenças limitantes e aprender a eliminá-las

Crença limitante é algo em que você acredita e que limita você de alguma forma.

Alguns exemplos:
• Não sou bom em matemática por isso não posso fazer faculdade de engenharia.
• Nunca vou emagrecer porque não tenho disciplina para manter a dieta e praticar exercícios.
• Tenho que casar com alguém da mesma religião pois minha família não aceitaria uma pessoa de outra.
• Não sou um técnico de eletrônica bom o suficiente para ganhar dinheiro com isso.
• Posso me dar mal se mudar de emprego.
• Não posso ser advogado pois minha família quer que eu seja um médico.
• Mulheres só têm interesse em homens com muito dinheiro.
• Devo trabalhar aqui pois não conseguiria emprego em outro lugar.
• Não sou tão bom quanto eles para entrar nessa disputa.
• Devo continuar no casamento para manter as aparências.
• Não posso viajar de avião pois é muito perigoso.
Algumas clássicas:
• Não tenho as qualificações necessárias.
• É tarde demais.
• Não sei por onde começar.
• Já tenho responsabilidades demais.
• Nunca funcionou antes.
• Sempre chego tarde demais.
• Não tenho conhecimento suficiente.
• Estou muito fora de forma.
• A vida é muito complicada.

Você acredita no seu potencial? Confia no seu talento e nos resultados do seu trabalho? Estas são perguntas que você precisa responder para começar a compreender um pouco mais sobre suas crenças. Como eu faço isso? Compreenda e busque entender as crenças limitantes e aprenda a eliminá-las.

De uma maneira mais ampla, podemos identificar essas crenças como aqueles pensamentos negativos que temos quando estamos prestes a tomar uma decisão ou praticar alguma ação. Seguem alguns exemplos:

“Não vou dar conta de fazer isso”.
“Eles não vão acreditar em mim”.
“Tudo que eu faço dá errado”.
Essas afirmações com o passar do tempo acabam minando a sua confiança e te deixam cada vez mais desanimado. Dependendo do tempo que você já estiver pensando assim é possível que você perca até a vontade de levantar da cama.
Pensando nesse tema, conseguimos encontrar alguns tópicos para você ficar de olho para poder identificar suas crenças limitantes e eliminá-las o mais rápido que puder. Vamos aprender juntos:

 Entender as crenças limitantes e identificar cada uma delas

1 – Consciência das crenças

Para entender quais são suas crenças, você pode fazer algumas perguntas para si mesmo. Aqui estão algumas delas:
  • Você tem conquistado seus sonhos e suas metas?
  • O que tem impedido você de agir em prol de suas metas?
  • Você se acha digno de atingir suas metas e sonhos?
  • Você se cobra bastante? Outras pessoas também te cobram?
  • Sempre tem em mente que as coisas que deseja são muito difíceis de alcançar?
  • O que você percebe como os seus limites?
Respondeu essas perguntas? Se a maioria delas foi negativa, você vai precisar identificar o que te leva a confiar tão pouco em você. Se as respostas foram mais positivas, então você já está começando a trilhar o caminho certo para alcançar o seu sucesso.
Após responder essas perguntas acima você precisa entender como cada uma dessas crenças foi implantada em sua cabeça. Foram seus pais ou seus colegas de trabalho? Foi você mesmo? A causa dessa crença pode ser a resposta para encontrar uma saída dela.
Sabendo de onde esses pensamentos negativos vem, você começa a entender as crenças limitantes e já pode começar a buscar resoluções para as mesmas.

2 – Identificando cada tipo de crença limitante

Essas crenças tem níveis e modalidades diferentes. Algumas estão mais internalizadas em seus inconsciente e algumas ficam mais na superfície. Para que consiga entender as crenças limitantes e possa solucioná-las, será preciso aceitar que você ainda não acredita nem um pouco no seu potencial.
Estes pensamento raramente surgem em pessoas que estão confiantes do caminho que seguem. Dito isso, devemos explicar que essa confiança não vem da noite pro dia e deve ser trabalhada constantemente.
As crenças limitantes são uma espécie de desculpa para não fazer o que você realmente gostaria de fazer. Elas nos mantém na nossa zona de conforto e segurança. Isso pode limitar muito o seu desenvolvimento pessoal e conquista dos seus objetivos.
Uma coisa importante de perceber é que muitas vezes essas crenças limitantes são coisas da nossa cabeça que não condizem de fato com a realidade. Existem apenas pois você está dizendo a si mesmo que aquilo é uma realidade.
Mudando o pensamento, você pode mudar também.
Alimentar a crença de que mulheres só têm interesse em homens com muito dinheiro é apenas uma forma de você arrumar uma desculpa a si mesmo para não procurar uma mulher. Obviamente existem muitas mulheres com homens com pouco dinheiro por aí.
Agora tente lembrar da última vez que você queria alguma coisa e não conseguiu. Muito possivelmente foi uma crença limitante que parou você.
Se você parar para pensar, perceberá que muitas das dificuldades e frustrações da vida são derivadas das nossas crenças limitantes.
Por isso, se você quer atingir seus objetivos, livre-se das crenças limitantes que não fazem sentido. Libertando-se delas abrimos espaço para seguir adiante no caminho da vida.
Observe também se você utiliza de afirmações permanentes. Dizer algo como “Eu não sou bom o suficiente” não deixa espaço para você melhorar. Você está dizendo a si mesmo que não é agora e não será no futuro.
Ou seja, você está desistindo ali mesmo. Em vez disso dizer algo como “Ainda não cheguei lá mas estou aprendendo” levará você muito mais longe.
Então da próxima que tiver uma oportunidade, mesmo que nunca tenha feito antes, vá em frente e tente, esse é só o começo, o que pode dar errado as vezes vai te ajudar no futuro pois estará desenvolvendo coragem e aprendizado, então acredite em você.
Como diria Thomas Edison, “Eu não falhei. Apenas tentei 10.000 maneiras que não funcionam”.

Como superar crenças limitantes?

1) Identifique uma das suas crenças limitantes
Pense no que você gostaria de fazer e porquê não está fazendo. O que está impedindo?
Tome nota da sua crença limitante.
2) Acredite é apenas uma crença
Reconheça que a sua crença pode não passar de uma crença que não é verdade.
3) Conteste a sua própria crença.
Questione a sua crença levantando questões como estas:
• Essa crença realmente têm fundamento? Quais são os fatos que comprovam?
• Eu sempre pensei dessa forma? Se não, o que mudou?
• Existem evidências contrárias à minha crença?
• As outras pessoas concordam com essa crença?
• Como seria pensar exatamente no oposto dessa crença?
• Essa crença está me ajudando a progredir nos meus objetivos?
• Como eu pensaria sobre essa crença se eu fosse outra pessoa (Einstein, Steve Jobs, um empresário, um médico etc…)
Muitas dessas questões podem parecer estranhas, mas ajudam você a ampliar sua perspectiva sobre o assunto. Exercitam o pensamento “fora da caixa”.
o argumentar contra o seu próprio pensamento inicial muitas vezes você pode perceber que não é bem como você estava pensando levando você a mudar o paradigma para algo mais positivo e encorajador:
“Conheço o fulano de tal que têm um excelente emprego e não têm curso superior. Se ele pode também posso.”; “Tenho uma amiga que tomou a iniciativa no relacionamento e está namorando com o cara até hoje.”; “Têm muitas empresas que abrem negócios quando a economia está ruim e sucedem.”
4) Perceba as consequências
Quais são as consequências de se agarrar à sua crença limitante? Se agarrar a crença de que você não é capaz de passar num concurso público porque falhou na sua primeira tentativa pode privar você de passar no futuro e ter uma vida melhor.
5) Adote uma nova crença
escolha acreditar em algo novo. Algo que irá ajudar a melhorar a sua vida. 
pode ser algo pequeno.
Dependendo do tempo que você pensou e viveu àquilo que levou você a crer no que crê pode ter criado um vínculo emocional muito grande e enraizado a crença com muita força.
Se você quer ir em frente e mudar precisará ter força e coragem de fazer essa mudança de pensamento e adotar a nova crença.
6) A prática levara ao próximo nível
Tome uma atitude e comece a fazer coisas que suportem a sua nova crença. Vamos dizer que você tinha uma crença limitante que dizia “Sou velho demais para iniciar a praticar exercícios”. Depois de passar pelos passos anteriores você resolveu adotar uma nova crença “Nunca é tarde para começar”. Então hoje mesmo deve começar e com passos pequenos, pois ja será um grande salto, para alguém que não é adepto a se exercitar caminhar ao menos 15 minutinhos. 
Você precisa entender que essas crenças estão te levando a viver bem abaixo do seu potencial, porém basta dar o primeiro passo e elas podem ser mudadas.
Reconfigurar seus pensamentos resultará em conquistas extraordinárias em sua vida.
Se você gostou desse artigo e quiser receber minhas dicas de desenvolvimento pessoal  envie um e-mail para Kellycabrallanza@gmail
Comente ai quais são as suas crenças limitantes?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog