pela sua forma, lembra o incisivo central. No entanto, é menor em todas as dimensões, com exceção do comprimento da raiz.
Face vestibular: por ser mais estreita que a do incisivo central, a coroa do incisivo lateral tem convexidade mais acentuada no sentido mésio-distal. As bordas mesial e distal são mais convergentes e os ângulos mésio e disto-incisal, mais arredondados, principalmente este último. Isto torna a borda incisal bem inclinada para a distal. As áreas de contato são mais distantes de incisal do que no incisivo central.
Face lingual: tem os mesmos elementos arquitetônicos do incisivo central, porém, com cristas marginais geralmente mais salientes e ossa lingual mais profunda. O cíngulo, apesar de alto e bem formado, é mais estreito. Entre o cíngulo e a fossa lingual surge freqüentemente uma depressão em forma de fosseta, o forame cego.
Faces de contato: são muito parecidas com as do incisivo central, mas a menor dimensão vestíbulo-lingual ao nível do terço cervical faz com que a linha cervical seja de curva mais fechada. A borda incisal coincide com o longo eixo do dente.
Raiz: é proporcionalmente mais longa que a do central. Corresponde a uma vez e meia o comprimento da coroa. Na realidade, o comprimento da raiz se equivale em ambos os dentes. Comparando ainda com a raiz do incisivo central, ela é mais afilada, mais achatada no sentido mésio-distal e seu terço apical é mais desviado para a distal
Nenhum comentário:
Postar um comentário