Genética é o estudo que se dedica a estudar os genes, que por sua vez trata da hereditariedade, herança genética e variedade de características genéticas. O nome "genética" vem grego genno, que significa fazer nascer. Sendo esse o foco de estudo dessa área, suas pesquisas são voltadas para o DNA, RNA, cromossomos, além de ser uma área ligada com Biologia Molecular.
Genética
"Ramo da biologia que estuda a hereditariedade, ou seja, investiga as razões de semelhanças e diferenças que se manifestam nos organismos relacionados entre si por descendência. Suas bases assentam-se nas experiências do botânico Gregor Johann Mendel (1822-1884)". Para você aprender Genética, é fundamental o conhecimento des alguns conceitos básicos, que estão abaixo relacionados. Termos e expressões usados em genética 1. Genes
- Elementos nucleares constituídos por DNA, responsáveis pela determinação e transmissão dos caracteres hereditários. 2. Genes alelos ou alelomorfos
- Genes que interagem determinando um caráter hereditário formam par e se situam em locais correspondentes nos cromossomos homólogos. 3. Cromossomos homólogos
- São aqueles que nas células somáticas formam um par. Possuem o mesmo tamanho, têm a mesma forma e encerram genes para o mesmo caráter. 4. Fator
- É o mesmo que gene. 5. Locus (plural = loci)
- Local certo de cada gene no cromossomo. 6. Homozigoto ou puro
- Indivíduo que possui genes alelos iguais para determinado fenótipo. 7. Heterozigoto ou híbrido
- Indivíduo que possui genes alelos diferentes para um mesmo caráter. 8. Genótipo
- Conjunto de genes responsáveis por um caráter hereditário. É a constituição genética de um indivíduo. O genótipo é representado por letras. Para isso, convencionou-se:
a) A letra que designa a manifestação dominante deve ser a mesma que designa a manifestação recessiva.
b) Distinguimos a manifestação dominante por uma letra maiúscula; a recessiva , por letra minúscula. 9. Fenótipo
- Caráter que se manifesta por efeito do genótipo. Resulta da interação do genótipo com o meio ambiente. Fenótipo = genótipo + o meio
Essa influência externa, levando à manifestação de um fenótipo que não ocorre exatamente ao que se poderia esperar em função do genótipo, recebe o nome de peristase. 10. Dominância e recessividade
- Gene dominante: É aquele que manifesta seu caráter hereditário mesmo na ausência de seu alelo dominante, ou seja, determina seu caráter mesmo em dose simples.
- Gene recessivo: É aquele que só manifesta seu caráter hereditário, na ausência do seu alelo dominante, ou seja, só manifesta seu caráter hereditário em dose dupla. 11. Nomenclatura dos pares de genes
AA = dominante homozigoto (puro)
Aa = dominante heterozigoto (híbrido)
aa = recessivo homozigoto (puro) 12. Mutações gênicas
Os genes alelos não são necessariamente idênticos. Assim, o gene A não é idêntico ao gene a. Isso de deve a pequenas alterações no locus.
Mendel vivia em um mosteiro na Cidade de Brunn na Áustria (hoje, Brno - Thecoslovaquia), onde por volta de 1865-66, apresentou seus trabalhos sobre cruzamentos com ervilhas. Mendel iniciou seus trabalhos com 34 diferentes variedades de ervilhas, dentre as quais selecionou as que mais convinham a seus experimentos. Por que ervilhas? - facilidade de cultivo; variedades facilmente identificadas; - alto índice de fertilidade. - ciclo de vida curto, que permite obter várias gerações em pouco tempo; - hermafroditas
As ervilhas são plantas da família das leguminosas, que apresentam frutos em forma de vagens, chamado legume. A flor da ervilha é hermafrodita.
A Herança Mendeliana
Existe para cada caráter dito biológico um par de fatores (genes) alelos que, durante a formação dos gametas (gametogênese), se segregam , recebendo cada gameta apenas um gene de cada par. Mendel chegou a tal conclusão trabalhando com ervilhas (Pisum sativum) e analisando inicialmente como ocorria a transmissão de cada caráter individualmente. Mendel queria verificar o que aconteceria se cruzasse duas ervilhas com características diferentes, como por exemplo a cor. Mendel selecionou ervilhas que apresentavam sementes amarelas e verdes e procedeu ao cruzamento.
semente amarelas
x semente amarelas
semente amarelas
Geração F1 (100% ervilhas c/ sementes amarelas) Conclusão:
Todas as ervilhas descendentes do cruzamento apresentam sementes amarelas.
Isto levou Mendel a cruzar as ervilhas amarelas obtidas na F1 entre si (F1 x F1). Fazendo a autofecundação, os indivíduos da geração F1 originavam sempre uma geração F2 com o seguinte resultado:
semente amarelas x semente amarelas
semente amarelas 75%
e semente amarelas 25%
Geração F2 >>> 75% amarelas e 25% verdes A manifestação verde do caráter "cor das sementes", não apareceu em nenhum indivíduo de F1 e, no entanto, foi reaparecer em 1\4 da progênie de F2 (2ª geração - filha). Note ainda que esses portadores de sementes verdes têm descendência direta de ervilhas exclusivamente de sementes amarelas. Conclusões tiradas por Mendel - A manifestação de um caráter depende de um "fator" específico que existe nas células dos indivíduos e que se transmite aos descendentes por meio dos gametas.- Se 1/4 da progênie, em F2, possui sementes verdes, é porque nesses indivíduos existe o fator verde.
- Se assim ocorre, é porque herdaram esse fator dos indivíduos de F1.
- Se os indivíduos de F1, tendo o fator para verde, são amarelos, é porque certamente têm 2 fatores em cada célula respondendo pela cor das sementes: um para amarelo e outro para verde. Isso sugere que, então, todos indivíduos têm sempre 2 fatores para cada caráter, nas suas células. A proporção genotípica foi de: 1:2:1, ou seja, VV(1); Vv(2); vv(1)
A proporção fenotípica foi de 3:1, ou seja, 3 amarelas para 1 verde.
Aplicação das experiências de Mendel
Genótipo | Fenótipo |
VV | Amarela Homozigota |
Vv | Amarela heterozigota |
vv | verde |
v = gene para semente verde
xx | V | V |
v | Vv | Vv |
v | Vv | Vv |
Geração F1
xx | V | v |
V | Vv | Vv |
v | Vv | Vv |
A co-dominância ou semidominância (um outro caso de monoibridismo) É um padrão de herança em que não ocorre a expressividade máxima de um gene sobre o seu alelo de manifestação oposta. Assim, não há nem dominância nem recessividade. O indivíduo heterozigoto revela um fenótipo intermediário ou até mesmo bem diferente dos fenótipos observados nos homozigóticos. Geração P
Boninas c/ flores brancas x Boninas c/ flores vermelhas
xx | B | B |
V | VB | VB |
V | VB | VB |
O resultado foi 100% boninas róseas Em seguida foi feito o cruzamento entre a F1 F1 x F1 > > > Boninas róseas x Boninas róseas
xx | B | V |
B | BB | VB |
V | VB | VV |
O resultado obtido foi
1/4 ou 25% com flores brancas
2/4 ou 50% com flores róseas
1/4 ou 25% com flores vermelhas
Para três genótipos diferentes, encontramos também três fenótipos diversos. A proporção genotípica foi de: 1;2:1
A proporção fenotípica foi de: 1:2:1
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