É o vírus da imunodeficiência humana (HIV).
02. O que significa o termo síndrome?
Síndrome é o conjunto de sintomas e de sinais que um indivíduo apresenta. Está relacionada a determinada patologia.
03. Qual é o material genético do vírus da imunodeficiência humana?
O material genético do HIV é o ácido ribonucléico (RNA).
04. O HIV é uma célula? Justifique.
Não. Os vírus não apresentam estrutura celular típica. São acelulares. Possuem, basicamente, um ácido nucléico (DNA ou RNA) envolvido por uma cápsula protéica.
05. Por que o HIV é denominado retrovírus?
Porque, graças à enzima denominada transcriptase reversa, produz DNA a partir do RNA.
07. O que é transmissão vertical da AIDS?
É a transmissão do HIV, da mãe ao filho, através da placenta.
O HIV (Human Immunodeficiency Vírus), é um retrovírus humano que pode ser transmitido pela via sanguínea, pelo contato sexual e pela via vertical, ou seja, da mãe soropositiva para o feto durante a gestação, o parto ou a amamentação (Chigurupati et al.5, 1996)
09. AIDS é uma doença que, sem dúvida, ameaça a humanidade. As tentativas para o desenvolvimento de uma vacina têm sido infrutíferas. Explique, do ponto de vista genético, qual a causa desse insucesso.
Os retrovírus são altamente mutagênicos, dificultando a obtenção de uma vacina eficaz contra as diversas linhagens do vírus. O sistema imunológico do indivíduo deve estar bem funcional para que uma vacina surta efeito.
No caso da AIDS, o HIV debilita o sistema imunológico, atacando os linfócitos CD4, células importantes na defesa do organismo e no sucesso da vacina.
10. Os antirretrovirais são medicamentos:
a) que diminui a quantidade do vírus HIV
b) que enfraquece o vírus HIV.
c) que controlam a ação do vírus HIV no organismo .) que mata o vírus HIV de modo continuo.
e) que cria defesa no organismo para atacar o vírus HIV.
11.Sobre a AIDS, assinale a alternativa incorreta.
A) O vírus da AIDS é transmitido por meio de relações sexuais desprotegidas, pelo sangue; e de mãe gestante para filho, durante a gravidez, ou pelo leite materno.
B) A principal célula atacada pelo vírus da imunodeficiência humana é a CD4, responsável pelas respostas imunitárias do organismo.
C) A AIDS propicia o aparecimento de infecções oportunistas e que podem ser fatais em razão da debilidade do organismo da pessoa acometida.
D) Homens homossexuais, usuários de drogas injetáveis, profissionais do sexo e hemofílicos constituem o grupo de risco para esta doença.
11.Resposta Questão AIDS
Letra D.
Não se utiliza mais este termo (grupo de risco), visto que, por exemplo, 1/3 dos portadores do vírus são mulheres, dentre as quais uma quantidade significativa destas é casada. Hoje se fala em comportamento de risco – relações homossexuais entre pessoas de sexo masculino, sem camisinha; compartilhamento de seringas; etc.
Não se utiliza mais este termo (grupo de risco), visto que, por exemplo, 1/3 dos portadores do vírus são mulheres, dentre as quais uma quantidade significativa destas é casada. Hoje se fala em comportamento de risco – relações homossexuais entre pessoas de sexo masculino, sem camisinha; compartilhamento de seringas; etc.
A complicação médica mais importante na cavidade oral de um paciente HIV-positivo é representada pela candidíase oral.
Candidíase ou candidose bucal Pode ser encontrada sob quatro formas: eritematosa, queilite angular, hiperplásica e pseudomembranosa que é a mais frequente e caracteriza-se por manchas ou placas removíveis de coloração branca ou amarelada localizadas em qualquer área da mucosa bucal (Chigurupatti5 1996).
Sintomatologia pelo vírus HIV : candidíase recorrente, Sarcoma de Kaposi(
é uma lesão que pode ser plana ou elevada, única ou múltipla, avermelhada, azulada ou cinzenta, cuja localização mais comum na boca é o pala- to duro. (Grenspan e Grenspan14, 1993) -Leucoplasias, Herpes bucal, Linfoma não Hodgkin, AIDS(SIDA)
Biossegurança e controle de infecção no consultório odontológico
Quais cuidados que o cirurgião dentista precisa tomar com relação a biossegurança? devem possuir os seguintes equipamentos de proteção individual: I) Luvas para atendimento clínico e cirúrgico, que de- vem ser descartadas a cada paciente.
II) Avental para proteção
III) Máscaras descartáveis
IV) Óculos de proteção
V) Gorro
Todo estabelecimento de assistência odontológica deve ter lavatório com água corrente, de uso exclusivo para lavagem de mãos dos membros da equipe de saúde bucal. I) A lavagem de mãos é obrigatória para todos os membros da equipe de saúde bucal. II) O lavatório deve contar com: dispositivo que dispense o contato de mãos com o volante da torneira ou do registro quando do fechamento da água; toalhas de papel descartável ou compressas estéreis e sabonete líquido. III)A limpeza e/ou descontaminação de artigos não deve ser realizada no mesmo lavatório para lavagem das mãos.
O HIV é transmitido pelo sêmen, Objetos perfuro cortantes , Transmissão vertical, fluidos vaginais e sangue . Ele não é transmitido através da saliva e do suor. Além do sexo desprotegido, o meio de transmissão mais comum é o compartilhamento de agulhas.
Qual a diferença entre soropositivo e Portador da Aids? Soropositivo é quando a pessoa tem o vírus, mas ele ainda não se manifestou ou não se manifestará (algumas pessoas possuem essa característica). Portador da AIDS é quando o vírus se manifesta e começam a aparecer os primeiros sintomas da Aids: febre persistente, calafrios, dor de cabeça, dor de garganta, dores musculares, manchas na pele, gânglios ou ínguas embaixo do braço, no pescoço ou na virilha e que podem levar muito tempo para desaparecer. É quando também começam as doenças oportunistas, que estão divididas em 3 categorias e que uma dessas categorias são as infecções, como a candidíase por exemplo.
O que é janela imunológica?
Janela imunológica é o intervalo de tempo entre a infecção pelo vírus da aids e a produção de anticorpos anti-HIV no sangue. Esses anticorpos são produzidos pelo sistema de defesa do organismo em resposta ao HIV e os exames irão detectar a presença dos anticorpos, o que confirmará a infecção pelo vírus.
Importante:procurar um posto de saúde mais próximo e faça o teste rápido, chamado de Elisa
Vírus HIV:No sangue o, ele busca principalmente os linfócitos T-CD4, que são células muito importantes para defender nosso organismo das doenças.Quimioprofilaxia após exposição ocupacional: Encaminhamento entre 1 e 2 horas após o acidente no máximo até 72 hs. A eficácia diminui quando iniciada 24 a 36 horas após exposição. A duração do tratamento é de quatro semanas. Nos caso de sorologia inicial negativa repetir com 12 semanas e 6 meses.
Recomenda-se em situações de menor risco 2 ITRN (AZT/3TC, preferencialmente) em formulação única, e em situações de maior risco adicionar um IP (recomenda-se NFV ou IDV).
O QUE SIGNIFICA?
CD4 - São células muito importantes para a defesa do organismo. Elas comandam nosso sistema imunológico
Carga viral - Quantidade de HIV presente no sangue. Dizemos que a carga viral está indetectável quando os exames normalmente utilizados para medir a carga viral no sangue não conseguem detectar a presença do HIV. Existem diferentes métodos de detecção e os limites mínimos de detecção são variáveis
Sistema imunológico - Sistema responsável por defender o organismo de doenças
Doenças oportunistas - Doenças que surgem em conseqüência da deficiência do sistema imunológico, criando, assim, a oportunidade de microrganismos comuns proliferarem e se tornarem agressivos
Medicamentos anti-retrovirais - São os medicamentos que defendem o CD4 do ataque do HIV. Atualmente, existem dois grupos de medicamentos anti-retrovirais: os que inibem a transcriptase reversa e os que inibem a protease
Transcriptase reversa - Enzima que o HIV utiliza para entrar no CD4
Protease – Enzima que os novos vírus HIV usam para sair da célula CD4 prontos para infectar um outro CD4
VIROLOGIAProtease – Enzima que os novos vírus HIV usam para sair da célula CD4 prontos para infectar um outro CD4
Os vírus são seres que não conseguem se reproduzir sozinhos e dependem de outras células, sejam elas de animais, de plantas ou de bactérias. São seres que causam doenças, algumas graves, que podem levar à morte.
§INTERFERONS
= são substâncias produzidas
Por
células mortas que se ligam
a células vizinhas para
inibir a producão viral.
11.Quais as etapas da multiplicação viral?
1.Adsorção 2.Penetração
3.Desnudação
4.Transcrição
5.Tradução
6.Replicação
7.Maturação
8.liberação
12. Quais são as
características que diferenciam os vírus dos outros seres?
R: Os vírus são
parasitas intracelulares obrigatórios; possuem DNA ou RNA, ambos podendo
armazenar o material genético viral13 . Descreva como o vírus adquire o envelope e que estruturas o compõem.
R: O envelope do vírus é formado pela membrana celular do hospedeiro e também por proteínas virais (proteína matriz, que confere certa rigidez ao vírus e glicoproteínas de superfície, que é responsável pela interação do vírus com o meio externo).
Os vírus só infectam células que tenham certa especificidade entre a membrana plasmática lipoproteica da célula e as proteínas do capsídeo do vírus. Os vírus possuem dois tipos de ciclos reprodutivos, o ciclo lítico e o ciclo lisogênico.
14.Como ocorre a penetração de um vírus não envelopado na célula?
Vírus não envelopados entram na célula
por um processo de endocitose que envolve a invaginação da membrana da célula
hospedeira e formação de uma vesícula dentro do citoplasma da célula.
_______________________________________________________________________________________
Existem vírus que atacam plantas e causam prejuízos à agricultura. Outros vírus atacam animais e são responsáveis por várias mortes e epidemias em todo o mundo. Algumas doenças que são causadas por vírus são: gripe ou resfriado, poliomielite, raiva, hepatite A, B, C, D e E, herpes, dengue, febre amarela, sarampo, rubéola, catapora, caxumba e Aids.
_____________________________________________________________________________________________
Alguns vírus atacam as células, invadindo-as com o capsídio, e outros injetam nelas apenas o seu material genético. Mas o fato é que, uma vez no seu interior, o vírus passa a controlar o metabolismo da célula infectada, inativando a maior parte dos genes e utilizando-se das substâncias existentes no interior da célula, a fim de multiplicar seu próprio material genético e fabricar capsídios para os novos vírus gerados:_____________________________________________________________________________________________
15.Qual a importância da memória imunológica?Quando o vírus entra no interior do organismo, este começa a produzir anticorpos para combatê-lo. O organismo passa a “reconhecer” (memória imunológica) esse vírus, e se a pessoa entrar em contato com ele novamente o corpo automaticamente o combate.
O nosso organismo reage rapidamente contra micro-organismos quando reconhecidos pelo nosso sistema imunológico
Os vírus podem parasitar bactérias, plantas e animais. Na nossa espécie, por exemplo, tumores e uma gama de doenças, como catapora, herpes, rubéola, sarampo, varíola, poliomielite, raiva, dengue, febre amarela, mononucleose, gripe, caxumba, hepatites e AIDS; podem ser provocados por eles. Algumas doenças não surgem mais de uma vez em um mesmo indivíduo, enquanto outras podem se apresentar em mais de um episódio.
A transmissão pode se dar por meio de vetores; em outros casos, de pessoa para pessoa; ou por meio de alimentos, objetos ou instrumentais contaminados.
O tratamento dependerá do agente causador e das regiões acometidas. Muitas vezes a única coisa que pode ser feita é se utilizar de medidas paliativas até que o vírus seja eliminado naturalmente; ou prevenir complicações e garantir melhor qualidade de vida ao paciente, em casos em que o vírus permanece, para sempre, no organismo. Diante disso, o ideal é se atentar à prevenção e, em muitos casos, a vacinação é a forma mais viável, barata e segura para tal.
A transmissão pode se dar por meio de vetores; em outros casos, de pessoa para pessoa; ou por meio de alimentos, objetos ou instrumentais contaminados.
O tratamento dependerá do agente causador e das regiões acometidas. Muitas vezes a única coisa que pode ser feita é se utilizar de medidas paliativas até que o vírus seja eliminado naturalmente; ou prevenir complicações e garantir melhor qualidade de vida ao paciente, em casos em que o vírus permanece, para sempre, no organismo. Diante disso, o ideal é se atentar à prevenção e, em muitos casos, a vacinação é a forma mais viável, barata e segura para tal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário