domingo, 6 de abril de 2014

cirurgia oral

1)O que é analgesia preemptiva ?
termo "preemptiva" implica uma forma de analgesia que, iniciada antes do estímulo doloroso ser gerado, previne ou diminui a dor subsequente.

2) Quais as contra indicações gerais em cirurgia oral menor?
Patologias cardíacas e P.A alterada
Diabéticos não compensados
Deficiência de fatores de coagulação
Infecções sistêmicas
Gestantes ( principalmente primeiro e terceiro trimestre )
Lactante
Período menstrual ( Risco de anemia )
Contra indicações locais :
Inflamações e edemas ( dificuldade de anestesiar )
Infecções locais
Trismo

3)Quais as manobras fundamentais em cirurgia ?
Diérese
Exérese
Síntese
Hemostasia

4)Descreva a diferença entre aa técnicas de incisão Neumann e Neumann modificada ?
Neumann gengiva inserida, livre e papila dental com  1 relaxante , e a Neumann modificada Gengiva inserida, livre e papila dental com 2 relaxantes .

5)Quais os instrumentos utilizados em exondotias ?
-Instrumentos de exérese
-Elevadores
-Fórceps

6) Um paciente que necessita tratamento sob anestesia geral, ao ser examinado durante a consulta pré- anestésica foi classificado como um paciente porta- dor de doença sistêmica moderada,  classifique este paciente  segundo a Associação Americana de Anestesiologia (ASA). Este paciente recebeu avaliação ASA II

)Descreva as seguintes definições sobre as seguintes terminologias do controle de assepsia : Antissepsia, Assepsia, Artigos, Artigos Críticos, Artigos Semi-Críticos , Artigos não Críticos, Barreiras , Descontaminação , Desinfecção , Esterilização , EPI, Janela Imunológica

A. Antissepsia :Visa o controle de infecção a partir do uso de substâncias microbiocidas ou microbiostáticas de uso de pele ou mucosa.

B. Assepsia: Visa o controle a partir do uso de substâncias microbiocidas ou microbiostáticas de uso em superfícies, equipamentos e instrumentos.

C.  Artigos Instrumentos de naturezas diversas, que podem ser veículos de contaminação.

D. Artigos Críticos São aqueles que penetram através da pele e mucosas adjacentes. Estão nesta categoria os materiais, como agulhas, lâminas de bisturi, sondas exploradoras, sondas periodontais, materiais cirúrgicos e outros. Exigem esterilização ou uso único (descartáveis).

E. Artigos Semi-Críticos : São aqueles que entram em contato com a pele não íntegra ou com mucosas íntegras, como condensadores de amálgama, espátulas de inserção de resinas, alicates de uso ortodôntico etc. exigem desinfecção de alta atividade biocida ou esterilização.

F. Artigos não Críticos :São destinados ao contato com a pele íntegra do paciente, requerem limpeza ou desinfecção de baixo ou médio nível.

G. Barreiras : Todo meio físico que pode ser utilizado com forma de impedir ou dificultar o carreamento de agentes patogênicos de um indivíduo para outro.

H. Descontaminação : É o processo de desinfecção ou esterilização terminal de objetos e superfícies contaminadas com microrganismos patogênicos, de forma a torná-los seguros para manipulação.
 
I. Desinfecção : É um processo físico ou químico, que destrói microrganismos presentes em objetos inanimados, mas não necessariamente os esporos bacterianos.

J. Esterilização: É o processo físico ou químico, através do qual são destruídas todas as formas microbianas, inclusive os esporos bacterianos.

L. EPI :Equipamentos de proteção individual. São eles: protetores oculares, máscaras, luvas, gorros, avental, protetores oculares para luz halógena, roupa branca de uso exclusivo para o atendimento no consultório e avental plumbífero (para gônadas e tireóide).

K. Janela Imunológica : Período no qual o organismo, após o contágio pelo agente infeccioso, deflagra o mecanismo de ativação linfocitária, no intuito de produzir anticorpos. Como estes anticorpos ainda não atingiram níveis detectáveis pelos métodos usuais de diagnósticos, tais como Elisa e Imuno Fluorescência, podem aparecer resultados falso-negativos. Este período dura de 3 a 6 meses.

IMUNIZAÇÃO
)QUAIS AS VACINAS QUE DEVEM ESTAR NO ATUALIZADAS E NO CARTAO DE VACINAÇÃO ?
- BCG ( tuberculose)
-Tríplice viral(sarampo,caxumba e rubéola).
-Dupla bacteriana(difteria e tétano).
-Hepatite tipo B.
-Infuenza. 

8) Devemos utilizar todas as barreiras de forma a minimizar a propagação de patógenos. Quais as  formas de contaminação ?
 Diretas: Ocorre pelo contato direto entre o portador e o hospedeiro, por exemplo: doenças sexualmente transmissíveis, hepatites virais, HIV.
Indiretas: Quando o hospedeiro entra em contato com uma superfície ou substância contaminada, por exemplo: hepatite B, herpes simples
À distância: Através do ar, o hospedeiro entra em contato com os microrganismos, por exemplo: tuberculose, influenza, sarampo e varicela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog