segunda-feira, 2 de junho de 2014

Dentes Artificiais e Montagem dos dentes

Etapa final das prótese, fizemos moldagem preliminar,  modelo de trabalho, obtemos a moldeira individual, a moldagem de estudo para mandar para o laboratório e ser feita a a base de prova com o rolete de cera. No rolete de cera o protético monta os dentes artificiais.

Moldagem preliminar (moldeira de estoque ) 
moldagem secundária= funcional ou de trabalho. ( moldeira individual )
Base de prova ( rolete de cera)










Vamos colocar o mesmo tipo de dentes para todos os paciente ?
Não! Existem escalas, há vários tamanhos, varias cores de dentes, vários formatos e texturas dos dentes. A escolha é feita individual, para cada paciente existe um tipo certo de dentes , e tamanhos.

Vamos observar no rolete de cera as linhas que delimitamos: linha média, linha alta do sorriso e a linha dos caninos.

Então essas linhas vão me dizer qual o tamanho dos dentes que vou utilizar. Então da linha do canino ao outro canino vamos ter uma medida, o que isso que dizer? Que os nossos 6 dentes anteriores vao estar dentro dessas linhas, ok?

Como medimos o tamanho do dente ?
Através da linha alta do sorriso
A linha Alta do sorriso ela vai dar o tamanho do dente, então na nossa tabela vamos olhar a largura dos 6 dentes anteriores e a altura com a linha alta do sorriso.

Por que usamos a linha média ?
 A linha média, só vamos usar para centralizar o sorriso.



Como devemos escolher o formato do dente para cada paciente?
O outro passo é a harmonia entre a face do paciente e dos dentes escolhidos. Uma teoria é que se o paciente tem o rosto oval, os dentes vão ter formato oval, se é quadrado o formato do dente é quadrado.se for triangular, vai ser triangular os dentes.


Como é feita a escolha da cor dos dentes e quais os critérios seguidos ?
A escolha da cor deve ser feita em ambiente iluminado com luz natural, para a escolha da cor dos dentes são levados em consideração , a cor da pele , idade do paciente, dentes remanescentes antagonistas, não é harmônico colocar um dente super branco numa idosa.
O paciente pode ser estimulado a participar dessa escolha, deve ser levada em consideração a vontade dele também .

O canino é o dente que vai dividir o corredor bucal: lembra do corredor bucal? Ele vai dividir os dentes em anteriores e posteriores. Se ele esta mal colocado na arcada do paciente o que acontece? Ele nao vai ter a divisao de dente ant e post vai parecer tudo uma coisa só. Não é p enchergar os molar.




Após a montagem dos dentes é que vamos fazer as provas funcionais.
PROVA FUNCIONAL

Nesta etapa os dentes vão estar montados em rolete de cera, consequentemente qualquer mudança que deva ser realizada, deve ser feita ate no máximo nessa etapa.
Ë o momento que o paciente deve opinar e dar sugestões.
As provas funcionais permite ao Cd avaliar as etapas realizadas até agora. Podemos julgar a qualidade do nosso trabalho com o paciente, cd e protético. Se o paciente não gostou tem que haver comunicação.

IMPORTANTE:  observar retenção e estabilidade .
Como ela não deve estar com a retenção 100%. Porem para ajudar na retenção usamos o corega. Pois É impossível realizar adequadamente as provas funcionais se a base estiver pobremente adaptada é sem retenção.

Qual o objetivo do rolete de cera?  Registrar as relacoes intermaxilares, obter o plano de orietacao, linha do sorriso, linha canina, linha media.

Qual o objetivo dessas linhas principais?  Auxiliar na montagem dos dentes. Os dentes não estam acrilizado, apenas há escultura de gengiva.

Leva na boca. Problemas encontrados:
posicionamento dos dentes, a base de prova sobre-estendida(ultrapassando o limite dinâmico que foi feito na moldagem funcional) ou sub-estendida(não atingiu o limite de fundo de sulco e terá retenção prejudicada), alivios exagerados.


Quais aspectos avaliados nas provas funcionais? relações intermaxilares, fonética e estética.

Com base na relação intermaxilares é preciso observar, tem que avaliar a Relação central e Dimensão vertical.

Qual é a importância de avaliar a dimensão vertical?
O ideal eh q a DV esteja normal. Se  a DV estiver aumentada o pct pode ter prejuízos como dificuldade na deglutição, fonética, pode causar inflamação nos tecidos. E quando a DV estiver diminuída o paciente pode apresentar problemas na musculatura.



No paciente este erro pode acontecer por exemplo devido a algum erro na tomada de relação central.

nesta fase pode - se fazer alguma coisa devido ao fato de a prótese ainda não estar acrilizada,

Agora vamos para o  Procedimento de plastificação, manipula o paciente p ele ficar em relação Centrica, quando o paciente oclui, ta na posição? Dai precisamos registrar. Coloca vaselina nos dentes p não sair do lugar, aquece, plastifica essa parte do rolete de cera do modelo inferior, plastifica e coloca na boca do pct e manipula ele em relação central.

 Obteve o registro, levou o conjunto prótese e modelo para o articulador, virou de ponta cabeça e o modelo tem que ter entalhes p q na hora q vc manipule aquele gesso entre a base da prova e a bolacha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog