1) (FUNCAB – SES GOIÁS – 2010) Após a Reforma Sanitária, diversas mudanças nos modelos de enfrentamento de problemas de saúde no Brasil vêm ocorrendo. O modelo “sanitarista”, correspondente à Saúde Pública institucionalizada no país no século passado, tem como característica:
a) abranger aspectos biopsicossociais.
b) contemplar a integralidade da atenção à saúde.
c) apresentar cunho predominantemente curativo.
d) ser universal e estar voltado para o atendimento da “demanda espontânea”.
e) estar baseado na realização de campanhas e em programas especiais.
2) (FUNCAB – SES GOIÁS – 2010) As instituições privadas podem participar de forma complementar do Sistema Único de Saúde (SUS). No que se refere a essa participação, assinale a alternativa INCORRETA.
a) O SUS poderá recorrer aos serviços ofertados pela iniciativa privada, quando as suas disponibilidades forem insuficientes para garantir a cobertura assistencial à população de uma determinada área.
b) A participação complementar dos serviços privados será formalizada mediante contrato ou convênio, observadas, a respeito, as normas de direito público.
c) As entidades filantrópicas e as sem fins lucrativos terão preferência para participar do SUS.
d) Os serviços contratados submeter-se-ão às normas técnicas e administrativas e aos princípios e diretrizes do SUS, mantido o equilíbrio econômico e financeiro do contrato.
e) Aos proprietários, administradores e dirigentes de entidades ou serviços contratados é permitido o exercer cargo de chefia ou função de confiança no SUS.
3) (FUNCAB – SES GOIÁS – 2010) A definição de Distritos de Saúde em municípios de grande densidade populacional e/ou extensão territorial é uma ferramenta que está relacionada à que diretriz do Sistema Único de Saúde?
a) Participação social.
b) Equidade.
c) Regionalização.
d) Intersetorialidade.
e) Integração.
4) (FUNCAB – SES GOIÁS – 2010) A participação da comunidade na gestão do SUS se dá por meio dos Conselhos de Saúde e das Conferências de Saúde. Com relação aos Conselhos de Saúde, podemos afirmar que:
a) são órgãos colegiados deliberativos.
b) reúnem-se a cada quatro anos.
c) avaliam a situação de saúde.
d) contam com a representação das indústrias de tecnologias da saúde.
e) a representação dos usuários corresponde a 25% do conjunto de participantes.
5) (FUNCAB – SES GOIÁS – 2010) Em relação ao Sistema Único de Saúde (SUS), é atribuição comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios:
a) formar consórcios administrativos intermunicipais.
b) definir e coordenar o sistema de vigilância epidemiológica.
c) elaborar e atualizar periodicamente o plano de saúde.
d) estabelecer normas e executar a vigilância sanitária de portos
e) executar serviços de saúde do trabalhador.
6) (FUNCAB – SES GOIÁS – 2010) A Conferência Estadual de Saúde tem como um de seus objetivos:
a) controlar a execução da política de saúde no Estado.
b) disseminar as definições do Ministério da Saúde.
c) auditar os relatórios financeiros da Secretaria Estadual de Saúde.
d) propor as diretrizes para a formulação da política de saúde para o Estado.
e) formular estratégias para atuação da Secretaria Estadual de Saúde.
7) (FUNCAB – SES GOIÁS – 2010) Segundo o modelo da História Natural da Doença de Leavell e Clark (1976), é uma ação de promoção da saúde:
a) a vacinação contra rubéola.
b) o tratamento antimicrobiano para pneumonia.
c) o tratamento fisioterápico após Acidente Vascular Encefálico (AVE).
d) a alimentação saudável.
e) a realização de mamografia em mulheres a partir de 40 anos.
8) (FUNCAB – SES GOIÁS – 2010) O acompanhamento pré-natal tem como objetivo verificar e diagnosticar doenças e alterações que possam comprometer a saúde materna e fetal. Diversos estudos brasileiros constataram que o número de consultas realizadas no pré-natal tem relação direta com o grau de escolaridade das mães. Com relação a estes estudos, as variáveis analisadas foram obtidas de que sistema de informação?
a) SINASC.
b) SI-PNI.
c) SINAN.
d) SIM.
e) SIH/SUS.
9) (FUNCAB – SES GOIÁS – 2010) A freqüência de casos novos de uma determinada doença, ou problema de saúde, oriundos de uma população sob risco de adoecimento, ao longo de um determinado período de tempo, denomina-se:
a) morbidade.
b) incidência.
c) letalidade.
d) prevalência.
e) transmissibilidade.
10) (FUNCAB – SES GOIÁS – 2010) Uma característica de um sistema de informações em saúde é:
a) fornecer resultados de natureza administrativa.
b) ser alimentado pelos prestadores de serviços.
c) ter metodologia de análise complexa.
d) ser capaz de facilitar o planejamento de ações e serviços.
e) utilizar apenas informações quantitativas.
11) (FUNCAB – SES GOIÁS – 2010) Um medicamento, assim como um procedimento, apresenta determinadas características em suas capacidades. Aquela que define o resultado observado quando esse medicamento é utilizado em condições reais é denominada:
a) efetividade.
b) eficiência.
c) otimização.
d) eficácia.
e) estabilidade.
12) (FUNCAB – SES GOIÁS – 2010) Indicadores de saúde podem ser utilizados de várias formas. Os dados não trabalhados, designados como valores absolutos, podem ser utilizados para:
a) avaliar o impacto de uma intervenção sem saúde.
b) comparar a situação de saúde de diferentes populações.
c) analisar a evolução dos coeficientes.
d) estimar o número de leitos necessários para atender determinada população.
e) determinar a eficiência de um serviço.
13) (FUNCAB – SES GOIÁS – 2010) São diretrizes para a Gestão do Trabalho no Sistema Único de Saúde, EXCETO:
a) a política de recursos humanos para o SUS é um eixo estruturante.
b) a política de recursos humanos para o SUS deve buscar a valorização do trabalho e a humanização das relações de trabalho.
c) as contratações devem ser definidas segundo os conceitos de eficiência financeira e de “Estado mínimo”.
d) os processos de negociação entre gestores e trabalhadores através da instalação de Mesas de Negociação devem ser estimulados.
e) as Secretarias Municipais e Estaduais de Saúde devem envidar esforços para a criação ou fortalecimento de estruturas de recursos humanos.
14) (FUNCAB – SES GOIÁS – 2010) O Pacto pela Vida é o compromisso entre os gestores do Sistema Único de Saúde em torno de prioridades que apresentam impacto sobre a situação de saúde da população brasileira. Estão entre as prioridades pactuadas, EXCETO:
a) saúde do idoso.
b) controle do câncer do colo de útero e da mama.
c) fortalecimento da atenção básica.
d) promoção da saúde.
e) redução da mortalidade por acidentes de trânsito.
15) (FUNCAB – SES GOIÁS – 2010) De acordo com o Caderno de Informações de Saúde do DATASUS, o grupo de agravos responsável pela maioria dos óbitos na faixa etária entre 15 e 19 anos no território nacional, no ano de 2006, foi o referente às:
a) doenças infecciosas e parasitárias.
b) causas externas.
c) doenças do aparelho respiratório.
d) doenças do aparelho digestivo.
e) neoplasias.
16) (FUNCAB – PREF. SERRA ES – 2011) As instituições privadas podem participar de forma complementar do Sistema Único de Saúde. Considerando essa participação, analise as afirmativas a seguir.
I. Não se faz necessária a celebração de contrato ou convênio para a participação
dessas instituições no SUS.
II. Dentre as instituições privadas, as entidades filantrópicas e as sem fins lucrativos têm
Preferência em participar do SUS.
III. É vedada a destinação de recursos públicos para auxílios ou subvenções às instituições privadas com fins lucrativos.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente I está correta.
b) Somente II está correta.
c) Somente III está correta.
d) Somente I e II estão corretas.
e) Somente II e III estão corretas.
17) (FUNCAB – PREF. SERRA ES – 2011)Acerca da Lei nº 8.080, de 19/09/90, e suas atualizações é correto afirmar que:
a) dispõe sobre as instâncias de participação da comunidade na gestão do SUS.
b) define os valores a serem praticados na compra de serviços.
c) institui o subsistema de atenção à saúde indígena.
d) estabelece o percentual do orçamento municipal a ser aplicado na saúde.
e) permite a participação direta de empresas estrangeiras na assistência à saúde.
18) (FUNCAB – PREF. SERRA ES – 2011) À direção municipal do Sistema Único de Saúde NÃO compete:
a) participar da execução, controle e avaliação das ações referentes às condições de trabalho.
b) formar consórcios administrativos intermunicipais.
c) colaborar na fiscalização das agressões ao meio ambiente que repercutam sobre a saúde.
d) estabelecer normas para a vigilância sanitária de portos, aeroportos e fronteiras.
e) gerir laboratórios públicos de saúde e hemocentros.
19) (FUNCAB – PREF. SERRA ES – 2011) O número de casos existentes de uma determinada doença, em uma determinada população e em um dado momento, denomina-se:
a) endemia.
b) prevalência.
c) epidemia.
d) incidência.
e) letalidade.
20) (FUNCAB – PREF. SERRA ES – 2011)Indicadores positivos de saúde são aqueles que, de forma ampla, se relacionam ao que a Organização das Nações Unidas denominou “índice de vida”. Assinale a alternativa que NÃO apresenta um indicador positivo de saúde.
a) Razão de mortalidade proporcional.
b) Taxa de alfabetização.
c) Proporção de domicílios com rede de esgoto.
d) Produto Interno Bruto (PIB) .
e) Taxa de desemprego.
21) (FUNCAB – PREF. SERRA ES – 2011)Segundo a Portaria nº 104, de 25/01/11, do Ministério da Saúde, fazem parte da lista de doenças, agravos e eventos em saúde pública de notificação compulsória em todo o território nacional:
a) acidentes por animais peçonhentos e pneumonia.
b) eventos adversos pós-vacinação e tuberculose.
c) dengue e varicela.
d) atendimento anti-rábico e doença de Chagas crônica.
e) malária e toxocaríase.
22) (FUNCAB – PREF. SERRA ES – 2011) As doenças e agravos que constam da lista nacional de doenças de notificação compulsória serão notificados e registrados no sistema representado pela sigla:
a) SIAB.
b) SISVAN
c) SIM.
d) SINAN.
e) SINASC.
23) (FUNCAB – PREF. SERRA ES – 2011) Para receberem os recursos do Fundo Nacional de Saúde (FNS) para a cobertura das ações e serviços de saúde a serem implementados, os municípios devem contar com:
I. Fundo de Saúde.
II. Conselho de Saúde, com composição de acordo com o Decreto nº 99.438, de 07/08/90.
III. Contrapartida de recursos para a saúde no respectivo orçamento.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente I está correta.
b) Somente II está correta.
c) Somente I e II estão corretas.
d) Somente I e III estão corretas.
e) Todas as afirmativas estão corretas.
24) (FUNCAB – PREF. SERRA ES – 2011)Acerca da Conferência de Saúde, podemos afirmar que:
a) propõe as diretrizes para a formulação da política de saúde.
b) reúne-se a cada ano.
c) é convocada apenas pelo Conselho de Saúde.
d) não necessita de regimento próprio.
e) não conta com a representação dos usuários.
25) (FUNCAB – PREF. SERRA ES – 2011) O Pacto pela Vida é o compromisso entre os gestores do SUS em torno de prioridades que apresentam impacto sobre a situação de saúde da população brasileira. Para o biênio 2010-2011 foram acrescidas outras prioridades às 6 (seis) inicialmente definidas no ano de 2006. Entre elas podemos citar:
a) saúde do adolescente.
b) controle do câncer colorretal.
c) saúde mental.
d) reabilitação social.
e) fortalecimento da atenção hospitalar.
26) (FUNCAB – VITÓRIA 2010) A participação da sociedade na gestão do SUS foi instituída através da Lei nº:
a) 8.080/90.
b) 9.961/00.
c) 8.142/90.
d) 9.656/98.
e) 8.689/93.
27) (FUNCAB – VITÓRIA 2010) NÃO faz parte das atribuições do Sistema Único de Saúde:
a) incrementar em sua área de atuação o desenvolvimento científico e tecnológico.
b) proteger o trabalhador e a gestante em situação de desemprego.
c) colaborar na proteção do meio ambiente.
d) executar ações de vigilância sanitária e epidemiológica.
e) controlar e fiscalizar produtos e substâncias de interesse para a saúde.
28) (FUNCAB – VITÓRIA 2010) Na construção dos indicadores de saúde, os coeficientes representam o “risco” de determinado evento ocorrer na população. No que se refere ao coeficiente de prevalência é correto afirmar que:
a) representa o nº de casos presentes em uma determinada comunidade num período de tempo especifico.
b) é a proporção de óbitos entre os casos de uma doença.
c) representa o risco de óbito na comunidade.
d) é o risco de ocorrência de casos novos de uma doença na população.
e) estima o risco de novos casos da doença em uma população
29) (FUNCAB – VITÓRIA 2010) No estudo da História Natural da Doença, a prevenção engloba um conjunto de procedimentos que visam proteger e melhorar a saúde de uma população e, portanto, sua qualidade de vida. São características do nível secundário de prevenção:
a) ações educativas.
b) ações saneadoras.
c) proteção específica.
d) promoção da saúde.
e) intervenção imediata.
30) (FUNCAB – VITÓRIA 2010) Define que todo município seria responsável pela gestão do sistema municipal de saúde na organização e na execução das ações de atenção básica:
a) Lei n° 8.142/90.
b) Lei n° 9.961/00.
c) Portaria n° 399/07.
d) Lei n° 8.689/93.
e) Portaria n° 2.023/04.
31) (FUNCAB – VITÓRIA 2010) A mortalidade infantil é um indicador de saúde que pode ser classificada de acordo com a idade do óbito. A alternativa que apresenta essa classificação de maneira correta é:
a) Mortalidade infantil - óbitos de 0 a 25 dias.
b) Mortalidade pós-neonatal - óbitos de 25 a 364 dias.
c) Mortalidade neonatal precoce - óbitos de 0 a 10 dias
d) Mortalidade infantil tardia - óbitos de 28 dias a 364 dias.
e) Mortalidade neonatal - óbitos de 0 a 15 dias.
32) (FUNCAB – VITÓRIA 2010) Apoiar os conselhos de saúde, as conferências de saúde população. e os movimentos sociais que atuam no campo da saúde, com vistas ao seu fortalecimento para que os mesmos possam exercer plenamente os seus papeis, é uma das ações que visa fortalecer o processo de participação social no SUS e está prevista no(a):
a) pacto de gestão do SUS.
b) programação pactuada integrada.
c) pacto pela vida.
d) gestão do trabalho na saúde.
e) Pacto em defesa do SUS.
33) (FUNCAB – VITÓRIA 2010) O Bloco de Investimentos na Rede de Serviços de Saúde foi inserido na composição dos blocos de financiamento relativos à transferência de recursos federais para as ações e serviços de saúde no âmbito do SUS, através da:
a) Portaria nº 204/07.
b) Portaria nº 837/09.
c) Resolução nº 399/06.
d) Portaria nº 373/02.
e) Resolução nº 333/03.
34) (FUNCAB – VITÓRIA 2010) De acordo com a Constituição Federal, é vedada a destinação de recursos públicos para auxílios ou subvenções às:
a) instituições privadas sem fins lucrativos.
b) instituições com fins lucrativos e filantrópicas.
c) instituições filantrópicas e privadas sem fins lucrativos.
d) instituições filantrópicas.
e) instituições com fins lucrativos.
35) (FUNCAB – VITÓRIA 2010) Entendida como uma forma de pensar e agir, que tem como objetivo a análise permanente da situação de saúde da população e a organização e execução de práticas de saúde adequadas ao enfrentamento dos problemas existentes:
a) vigilância epidemiológica.
b) saúde ambiental.
c) vigilância sanitária.
d) vigilância em saúde.
e) saúde do trabalhador.
36) (FUNCAB – VITÓRIA 2010) Desencadeou o processo de municipalização da gestão, habilitando os municípios como gestores do SUS e criou a transferência regular e automática dos recursos fundo a fundo.Tais características dizem respeito à:
a) NOB-SUS/91.
b) NOAS/01.
c) NOAS/02.
d) NOB- SUS/92.
e) NOB-SUS/93.
37) (FUNCAB – VITÓRIA 2010) Incidência de uma doença refere-se à(ao):
a) nº de casos novos de uma doença, que iniciaram no mesmo local e período.
b) conjunto de indivíduos que adquirem doenças, num dado intervalo de tempo e em uma determinada população.
c) nº total de casos de uma doença, existentes num local e período.
d) freqüência ou probabilidade de ocorrência de casos novos de uma doença na população.
e) comportamento das doenças e dos agravos da saúde na população.
38) (FUNCAB – VITÓRIA 2010) São características gerais do sistema de Vigilância em Saúde, EXCETO:
a) deve submeter-se a avaliações freqüentes, de forma a se adequar às características dos sistemas nacionais de saúde,em cada momento.
b) deve ser útil para a identificação dos fatores de risco e das populações vulneráveis à exposição ao risco.
c) deve prevenir e controlar a ocorrência de eventos adversos à saúde.
d) deve ser entendida como um pré-requisito para a elaboração de programas de saúde e um instrumento para avaliação do seu impacto.
e) a existência de programas continuados de formação e treinamento de recursos humanos, especialmente de epidemiologistas.
39) (FUNCAB – VITÓRIA 2010) O esquema da cadeia do processo infeccioso procura integrar e detalhar os conceitos de estrutura epidemiológica, de história natural e de espectro clínico das doenças infecciosas. Nesse processo, os agentes infecciosos apresentam uma série de características dentre as quais está a infectividade. No que diz respeito a essa característica, é correto afirmar que é:
a) a capacidade de um agente biológico causar doença em um hospedeiro suscetível.
b) a capacidade de um agente etiológico alojar-se e multiplicar-se no organismo do hospedeiro e transmitir-se deste para um novo hospedeiro.
c) a quantidade do agente que penetra no novo hospedeiro suscetível.
d) o grau de patogenicidade de um agente infeccioso que se expressa pela gravidade da doença.
e) a capacidade do agente biológico de estimular a resposta imune no hospedeiro.
40) (FUNCAB – VITÓRIA 2010) É parte integrante do Plano Estadual de Saúde, pois é por seu intermédio que são efetuadas a organização, regionalização e hierarquização da rede, de forma a garantir o acesso universal e integral da população. A afirmação diz respeito à(ao):
a) agenda de saúde.
b) relatório de gestão.
c) plano de saúde.
d) programação pactuada e integrada.
e) plano diretor de regionalização.
41) (FUNCAB – VITÓRIA 2010) Terão a finalidade de articular políticas e programas de interesse para a saúde, cuja execução envolva áreas não compreendidas no âmbito do Sistema Único de Saúde:
a) conselhos estaduais de saúde.
b) comissões bipartites
c) comissões intersetoriais.
d) comissões tripartites.
e) conselhos municipais de saúde.
42) (FUNCAB – VITÓRIA 2010) São doenças transmissíveis, monitoradas pela Vigilância Epidemiológica e que fazem parte da Lista Nacional de Agravos de Notificação Compulsória:
a) catapora, raiva humana e malária.
b) meningite, coqueluche e leptospirose.
c) peste, doenças exantemáticas e doença diarréica aguda.
d) doenças transmitidas por alimentos, cólera e catapora.
e) botulismo, doenças exantemáticas e dengue.
43) (FUNCAB – VITÓRIA 2010) Regionalização e hierarquização da rede de serviços de saúde são ações previstas no seguinte princípio:
a) igualdade da assistência
b) universalidade de acesso.
c) integralidade de assistência.
d) organização dos serviços públicos.
e) descentralização político-administrativa.
44) (FUNCAB – VITÓRIA 2010) A Portaria nº 2.669, de 3 de novembro de 2009 estabelece, entre outras coisas, metas do Pacto pela Saúde para o biênio 2010-2011. No que se refere ao componente Pacto de Gestão, uma das metas estabelecidas para 2010 é:
a) 70% de municípios com pactuação de ações estratégicas de vigilância sanitária
b) redução em 2% da taxa de internação hospitalar em pessoas idosas por fratura de fêmur.
c) reduzir a mortalidade infantil neonatalem3%.
d) confirmação por sorologia de, no mínimo, 90% dos casos de hepatite B.
e) reduzirem15% o nº de casos de sífilis congênita.
45) (FUNCAB – Enfermagem – Anápolis 2011) O repasse direto e automático de recursos para a cobertura das ações e serviços de saúde a serem implementados pelos Municípios está condicionado ao cumprimento de algumas exigências, entre elas:
a) a celebração de convênio entre os órgãos executivos.
b) o estabelecimento de acordo de compra e venda de serviços.
c) a existência do Fundo Municipal de Saúde.
d) a identificação das diferenças entre as diversas regiões.
e) o comprovado crescimento de suas populações.
46) (FUNCAB – Enfermagem – Anápolis 2011) O Pacto pela Vida é o compromisso entre os gestores do SUS em torno de prioridades que apresentam impacto sobre a situação de saúde da população brasileira. Entre as prioridades pactuadas está a Saúde do Idoso. O trabalho nesta área deve seguir as seguintes diretrizes, EXCETO:
a) promoção do envelhecimento ativo e saudável.
b) atenção integral e integrada à saúde da pessoa idosa.
c) estímulo às ações intersetoriais, visando à integralidade da atenção.
d) a implantação de serviços de atenção domiciliar.
e) o acolhimento exclusivo à pessoa idosa em unidades de saúde.
47) (FUNCAB – Enfermagem – Anápolis 2011) A taxa de mortalidade materna pode ser construída utilizando-se os seguintes Sistemas de Informações em Saúde:
a) Sistema de Informação de Agravos de Notificação e Sistema de Informações Hospitalares.
b) Sistema de Informações Ambulatoriais e Sistema de Informação da Atenção Básica.
c) Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos e Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunização.
d) Sistema de Informações Hospitalares e Sistema de Informação sobre Mortalidade.
e) Sistema de Informação sobre Mortalidade e Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos.
48) (FUNCAB – Enfermagem – Anápolis 2011) O Componente Piso da Atenção Básica Variável – PAB Variável – é constituído por recursos financeiros destinados ao financiamento de estratégias, realizadas no âmbito da Atenção Básica em saúde. As alternativas a seguir são estratégias financiadas no componente variável do PAB, COM EXCEÇÃO de:
a) Saúde da Família.
b) Agentes Comunitários de Saúde.
c) Saúde Bucal.
d) Incentivo para a Atenção à Saúde no Sistema Penitenciário.
e) Incentivo para a Atenção Integral à Saúde do Trabalhador.
49) (FUNCAB – Enfermagem – Anápolis 2011) Os recursos federais destinados às ações e aos serviços de saúde são organizados e transferidos na forma de blocos de financiamento. O bloco da Atenção Básica é constituído por dois componentes: Piso da Atenção Básica Fixo – PAB Fixo e Piso da Atenção Básica Variável – PAB Variável. Os valores anuais e mensais da parte fixa do Piso da Atenção Básica (PAB) para cada Município são baseados:
a) no número de unidades básicas de saúde.
b) na sua população total.
c) nas taxas de mortalidade local.
d) no percentual da população dependente do SUS.
e) no montante de recursos recolhidos em impostos.
50) (FUNCAB – Enfermagem – Anápolis 2011) Na composição da Conferência de Saúde, a representação dos usuários em relação ao conjunto dos demais segmentos deve ser de:
a) 75%
b) 50%
c) 25%
d) 20%
e) 15%
GABARITO
1 – E 2 – E 3 – c 4 –a 5 –c 6 – d 7 –d 8- a 9- b 10- d 11- a 12- d 13 –c 14 –e 15 –b 16 – e 17-c 18 –d
19 –b 20 –a 21 – b 22 – d 23 – e 24 –a 25 –c 26-c27 - b 28 –a 29 –e 30 –e 31 –d 32 –a 33 – b 34 –e
35 –d 36 -e 37 –a 38 –c 39 -b 40 –e 41- c 42 –b 43 –e 44 –a 45 –c 46- e 47 –e 48 –e 49 – b
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