A “educação do gosto” é uma das preocupações que orientam a iniciativa: “Um conceito muito usado em países como França e Itália e que consiste no treinamento do paladar. A introdução alimentar nada mais é do que isso”.
O que oferecemos para os nossos pequenos ficará na memória afetiva deles para a vida toda. A exploração do alimento através dos sentidos, para além do paladar, como os cheiros e as texturas, influencia na relação que eles vão ter com os alimentos no futuro. Quanto mais familiarizados estamos com a comida, maiores as chances de nos alimentarmos bem.
Crianças e adolescentes acima do peso correm maior risco de doenças cardiovasculares.
Entre tantos outros problemas enfim, o exemplo dos pais e essencial e para isso as vezes são necessárias mudanças de comprtamento familiar.
E nao se pode negar que os pais influenciam o tempo todo a relação dos seus filhos com os alimentos, com as atividades e com eles próprios, controle do peso é um problema que exige uma solução familiar. Para ajudar o seu filho a vencer o desafio do controle de peso, seja um modelo positivo nas suas atitudes, nos seus hábitos alimentares e nas suas atividades físicas.
Os pais influenciam diretamente na escolha dos tipos e das quantidades de alimentos que as crianças consomem. E acabam selecionando os mais práticos ou que preferem comer. Os pais devem ensinar um modelo de comportamento no qual as crianças aprendam a seguir, porque eles servem de exemplo.
Com a participação da família, a criança com excesso de peso não se sentirá excluída e poderá aprender e praticar novos comportamentos com os exemplos positivos das pessoas mais importantes da sua vida. Além de ensinar as crianças a fazerem escolhas saudáveis, o seu papel também precisa ser o de modelo e participante. Quando todos os membros da família se reúnem em atividades positivas, a criança com excesso de peso recebe a ajuda necessária, mas, acima de tudo, a família fica mais unida e saudável.
E para te ajudar temos aqui um e-book para alimentação saudável.
Clique no link: Receitas saudáveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário