Adotando seu próprio método
Cada pessoa tem um método de estudo que melhor se adapta às suas características. Assim, um indivíduo pode ter mais facilidade para absorver a matéria assistindo às aulas do cursinho ao passo que outro pode sentir-se melhor fazendo resumos da matéria que está estudando. Outros, ainda, podem preferir apenas ler a matéria. Cada um de nós tem a capacidade de memorizar as informações recebidas associadas a diferentes formas de transmissão: lendo, escrevendo, escutando ou falando. O importante é você descobrir o seu estilo e saber que está realmente aprendendo e fixando a matéria desta forma.
As Aulas do Curso Preparatório
Para quem possui tempo disponível é sempre válido freqüentar um curso preparatório especializado em concursos jurídicos. As principais vantagens apresentadas pelos bons cursos são:
1) Economia de tempo: os cursos apresentam a matéria de forma concisa e dirigida para os concursos, trazendo já para o aluno uma seleção das matérias importantes para os concursos. Além disso, a velocidade da informação veiculada numa aula é maior do que a realizada na leitura de livros.
2) Os professores, em geral, possuem bons conhecimentos sobre os concursos e podem proporcionar valiosas orientações para direcionar os estudos de acordo com a preferência dos examinadores.
3) Assistindo às aulas o aluno sempre terá a oportunidade de esclarecer suas dúvidas com os professores e trocar informações com os colegas.
O Estudo em Casa
O estudo em casa talvez seja o mais importante. Mesmo depois de ter freqüentado a aula do curso preparatório, o candidato deve revisar a matéria dada. Desta forma ele estará garantindo que as informações estejam indo para a memória conhecida como “memória de longo prazo”. Escolha um bom local para o estudo para que não atrapalhe a atenção. Leia e releia sempre a matéria para firmar a compreensão do tema. Na segunda leitura, aproveite para realizar os apontamentos em suas apostilas e sublinhar os aspectos importantes e as idéias mestras do capítulo estudado. Mas apenas ler e reler um tema não é garantia de um bom aprendizado. Para uma boa compreensão do que se está estudando, a pessoa precisa estar em sintonia com o assunto, raciocinar e concentrar-se ao máximo. No estudo em casa, é recomendável que se faça pequenos intervalos para não cansar em demasia. Muitas horas seguidas de estudo, sem descanso, podem prejudicar a aprendizagem.
Grupos de Estudo
O estudo em grupo é também uma boa opção de estudo. Convidar colegas responsáveis para uma reunião semanal é uma prática recomendável. Veja algumas vantagens do estudo em grupo:
1) A discussão sobre um determinado tema facilita a memorização;
2) Estimula o debate sobre os temas enriquecendo o conhecimento dos participantes;
3) Proporciona a troca de conhecimentos;
4) Prepara o candidato para a prova oral;
5) É um estudo mais leve e quebra o isolamento do estudo solitário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário