Um dos principais critérios utilizados para se identificar um idoso bem sucedido é a manutenção por toda a vida de sua dentição natural, saudável e funcional, incluindo todos os aspectos sociais e benefícios biológicos, tais como a estética, o conforto, a habilidade para mastigar, sentir sabor e falar.
1)Quais as alterações na cavidade oral mais comuns no idoso?
1.Recessões gengivais
2.Cáries radiculares
3.Doenças periodontais
5.Deficiencias Mastigatórias
6.Edentulismo
7. Câncer de boca
2)Devemos sempre fazer um auto-exame da boca?
R. Sim. Devemos pesquisar: mudanças na cor dentro da boca, endurecimen- tos, caroços, feridas, inchaços, áreas dormentes, dentes abalados.
3)Quais os cuidados com o uso de prótese dentária?
R. Deve-se observar se a prótese está bem adaptada, se não estão causando lesão na boca, se não está quebrada. Deve-se manter uma boa higienização após as refeições.
4)Como deve ser a higiene oral se não tiver dentes?
R. Deve-se limpar gengiva, bochecha, palato e língua.
Para eliminar placa bacteriana e resíduos alimentares e estimular a circulação local.
*Com escovas de cerdas macias ou gaze.
Higiene das próteses: escovar as próteses,O método mecânico mais utilizado para higienização da prótese é a escovação com água e sabão ou dentifrício. Quando bem realizada, esta técnica tem demonstrado remoção de manchas artificiais. Na escovação deve-se utilizar escova apropriada e uma pasta pouco abrasiva, a fim de se evitar desgaste na resina acrílica .
Métodos químicos de higienização:Para utilizar o hipoclorito de sódio, de forma esporádica, é recomendado que a prótese de resina acrílica seja imersa numa solução de 15 ml de hipoclorito de sódio com concentração de 2-3% (água sanitária convencional) diluídos em 300 ml de água durante, no máximo, 15 a 20 minutos diários. No caso de próteses parciais removíveis metálicas, esse período não pode exceder 10 minutos. Decorrido esse tempo, as próteses totais e parciais devem ser enxaguadas e imersas em água fria durante toda a noite a fim de tirar o gosto e odor desagradáveis, além de minimizar os efeitos lesivos ao metal (KAZUO et al., 2008).
Promoção da saúde bucal dos idosos é importante para garantir:
Qualidade de vida(Mastigação, estética e comunicação)
Bem - estar
Auto - estima
Envelhecimento* É um processo lento e gradual.
Ocorre uma progressiva perda de recursos físicos, mentais e sociais.
4)Na sociedade brasileira, o idoso dispõe da Lei n.º 8.842, cujo objetivo é assegurar seus direitos, criando condições de promoção de sua autonomia, de integração e de participação efetiva na sociedade. Na área de saúde, as ações prescritas por essa lei estão descritas nas alternativas abaixo, EXCETO:
a) garantir ao idoso a assistência à saúde, através do SUS.
a) garantir ao idoso a assistência à saúde, através do SUS.
Texto para refletir:
Como afirma Oliveira (1999, p.123) “[...]o envelhecimento da população é um fenômeno global que traz importantes repercussões nos campos social e econômico, especialmente nos países em desenvolvimento.” A velhice, em geral é vista como uma fase de decadência, de inutilidade, de isolamento e de incapacidade para aprender. Esses preconceitos rotulam e dificultam qualquer investimento que beneficiem essa clientela. Todas as experiências por que passa o ser humano pressupõe aspectos positivos e negativos. A maneira como cada um encara a situação é que constituirá o diferencial e possibilitará outros avanços.
Não são poucas as situações em que esses direitos são desrespeitados, sejam com relação ao gênero, por exemplo, mulheres são menos remuneradas que os homens, ou até pouco tempo não podiam assumir determinados cargos; com relação as faixas etárias, a exploração do trabalho e da prostituição infantil; retirando da criança o direito a crescer em um ambiente saudável e receber escolaridade necessária para o sua integração social. Em outro extremo encontram-se os idosos, considerados improdutivos pela sociedade apenas consumidores, sendo na grande maioria marginalizados. Para essas categorias crianças e idosos, dois extremos frágeis da sociedade, visando garantir os direitos, criou-se o Estatuto da Criança e do Adolescente e o Estatuto do Idoso respectivamente.
É imprescindível a sensibilização da população e do poder político para o problema da velhice, que é do interesse de todos. Ainda são insipientes as iniciativas, considerando o grande contingente de idosos brasileiros, porém, cada vez mais esse compromisso e responsabilidade social das instituições tem contribuído para o resgate da cidadania dos idosos brasileiros, a medida em que são superados os estereótipos negativos atribuídos à velhice. Sem dúvida, a busca de um novo paradigma da velhice está sendo debatido, voltado mais para a valorização e maior reconhecimento social do idoso, delineando um outro cenário nacional.
Chegar a velhice poderá, para alguns, ser uma experiência que jamais poderão ter, mas é um compromisso social dignificar e incentivar os que a ela chegam. Os idosos constituem um segmento da população que precisa de atenção, investimento e espaço para uma vida de boa qualidade.
**Politica nacional de saúde do idoso
> Objetiva no SUS, garantir atenção integral à saúde da população idosa com ênfase no envelhecimento saudável e ativo.
Paciente idoso: importante ser incluído no planejamento de ações preventivas e terapêuticas.
Saúde bucal e geral - Fundamentais para a manutenção da qualidade de vida.
Nº de idosos no Brasil
2012 > 23,5 milhões de idosos com + de 60 anos
± 12% da população
Nenhum comentário:
Postar um comentário