E pra começar vou passar a noite estudando, Eu mereço :-[ ....
RESUMO
CONFECÇÃO DOS PROVISÓRIOS PELA TÉCNICA DA FACETA confecção da moldeira individual (CASQUETE)
Esta técnica é utilizada para dentes anteriores. Nela utilizaremos dentes de estoque, dentes previamente comprados no formato e cor indicados para cada paciente.
Inciaremos com desgaste da região PALATINA do dente escolhido.
Este desgaste visa a adaptação da face vestibular do dente de estoque no preparo realizado.
O proximo passo é ajustar o tamanho dessa faceta na vestibular do preparo, nunca desgastando a incisal do dente.
Isole com vaselina solida e sem excessos. adapte a faceta na vestibular do preparo e acrescente resina na palatina do preparo.
O acréscimo de resina, pode ser através da técnica de NELON , com um incremento na fase plastica, adaptando-a na palatina do dedo.
TECNICA de NELON: com um incremento na fase plastica, adaptando-a na palatina do dedo.
assim que a polimerização da resina estiver concluída, retire o provisórioe remova os excessos.
Depois disso, provavelmente, será necessário reembasar o provisório através da técnica de Nelon.
Faça os ajustes necessario e remova os excessos.
Confira a oclusão, para se checar se há contato prematuro nesse provisório. faça essa checagem com papel carbono.
AJUSTE COM BROCA esférica em baixa rotação.
Providencie que receba um bom acabamento e polimento.
___________________________________________________________________
RETENTORES INTRA-RADICULARES ( CONFECÇÃO PELA TÉCNICA DIRETA)
___________________________________________________________________
Exite uma variedade de desenhos e técnicas na construção de núcleos para restauração dos dentes tratados endodonticamente. Nos últimos vinte anos, foram introduzidos uma grande variedade de sistemas de núcleos ou pinos pré fabricados e a literatura está repleta de artigos descrevendo técnicas para a restauração dos dentes desvitalizados.
1)Por que a restauração de um dente tratado endodonticamente é complicada?
È que toda ou a maior parte da estrutura do dente, que normalmente seria ultilizada para a RETENÇÃO da restauração foi destruída, por cáries, restaurações anteriores, trauma e pelo próprio acesso para o tratamento.
2) O que é o principio da substituição ultilizado pelo profissional CD, e por quais motivos deve ser realizado antes que o dente possa ser restaurado?
é a substituição da parte coronária perdida, usando um núcleo na raiz do dente, ou pinos na estrutura remanescente.somente então, o dente pode ser restaurado.
Confecção direta de núcleos
A confecção direta de núcleos é feita sobre dentes preparado na boca do paciente, utilizando-se cera ou resina acrílica quimicamente ativada. algumas formas de pinos de plástico são usados para levar o material para dentro do canal. Atualmente o material mais utilizado a duralay.
Previamente deve-se realizar o preparo do conduto, removendo 2/3 do obturador material, utilizando brocas gates e largo.A regiao do dente isolada com rolo de algodao , ou pincel e o seu conduto seco com jatos de ar. Em seguida, com auxilio de um pincel e vaselina sólida, deve se isolar o conduto, sem deixar excessos de vaselina. Misture o mônomero ao polímero, aguardando para que a mistura chegue na fase plástica, quando deve ser levada para o interior do conduto pelo pino plastico.
Normalmente quando se utiliza a técnica de confecção de núcleos diretamente na boca, não se deixa a resina polimerizar completamente na boca. Sua polimerização final ocorre fora do conduto, e isto possibilita distorções incontroláveis. Por este motivo é necessário um reembasamento do padrão. Um outro inconveniente na técnica direta, diz respeito a visualização do plano de inserção e do paralelismo entre os suportes preparados
PRINCÍPIOS MECÂNICOS:
Fatores que influenciam na retenção dos núcleos metálicos fundidos:
- Comprimento – deve ter cerca de 2/3 do remanescente dental; deve ter cerca de ½ do suporte ósseo da raiz (alguns dentes tem maior grau de reabsorção que outros: o mínimo é de ½ da distancia entre a crista óssea e o ápice radicular); o mínimo de material obturador que deve ficar no canal é de 3mm (se remover demais tem refazer o tratamento endodôntico); caso o comprimento do núcleo seja inadequado a coroa pode soltar, o dente pode fraturar, pois a concentração dos esforços será naquela região em que o pino ficou curto, então o núcleo não será retido pois não terá o suporte ósseo adequado; em dentes posteriores e multirradiculares a regra será aplicada na raiz mais volumosa e no outro canal é feito apenas uma pequena desobturação para reter o núcleo;
- Conicidade – quanto maior for a conicidade, menor será a retenção e maior será a concentração de esforços (quando aumenta a conicidade precisa destruir mais tecido dental para acomodar o núcleo, logo, maior é o risco de fratura);
- Diâmetro – o aumento do diâmetro não é uma maneira segura de aumentar a retenção, pois destrói e enfraquece a estrutura dental, alem disso, o aumento do diâmetro do pino não contribui para o fortalecimento do dente; a ideia é que o pino apresente um diâmetro corresponde a 1/3 do diâmetro total da raiz. Se o diâmetro é aumentado, a espessura de tecido será mais fina, de forma que as paredes ficam mais frágeis e mais suscetíveis a concentração de forças e fratura. Se o diâmetro é diminuído não vai ter retenção suficiente e o pino sai com maior facilidade, pois terá uma maior espessura de cemento.
Técnica indireta (moldagem) – indicações:
- Condutos radiculares divergentes;
- Múltiplas reconstruções coronárias em reabilitações extensas (a duralay necessita de maior tempo);
- Destruição coronária extensa.
Estou com sono, muito sono rsrsrsrs, e com sono e a mente cansada fica difícil aprender, mas vou me dedicar pois disso depende o meu futuro...
"As coisas não são difíceis de fazer, o difícil é nos dispormos a fazê-las." Constantin Brancusi
Nenhum comentário:
Postar um comentário