Terminologia :
Ponte
Aparelho parcial removível
Prótese Parcial Removível
Componentes:
BIOLÓGICO : É a estrutura em intimo contato com a PPR
MECÂNICO: É a Prótese propriamente dita, engloba o seu planejamento (qualidade de elaboração) e sua correta distribuição de forças e adaptações.
Classificação didática
- Dento suportadas;
- Muco-dento-suportadas;
- Dento-muco-suportadas.
A PPR é conhecida como prótese que estraga os dentes. Alguns estudos indicam que cerca de 50 % das prótese não são usadas pelos pacientes por que eles não se acostumam com elas .
Isto resulta da falta de planejamento Biomecânico correto.
O planejamento não é obtido por formulas matemáticas , mas por planejamento biomecânico e muito bom senso .(Dr. Cláudio Kliemann)
É difícil prever o comportamento exato das reações biológicas frente ao tratamento realizado. Quando se aplica uma força sobre uma estrutura não-viva, o problema é saber se ela suportará, ao passo que se for aplicada a mesma força sobre uma estrutura viva, o problema é outro: como reagirá? (Dr. Todescan) A experiência clínica do dentista e laboratorial do protético são fatores de real importância, porque não é possível determinar leis rígidas e precisas para as ciências biológicas, tais como as usadas nas ciências exatas.
Definição:
Estrutura metálica fundida para suporte de dentes artificiais, destinada a restabelecer as seguintes principais funções orais:
• Mastigação
• Estética
• Fonética
• Prevenção da inclinação, migração ou extrusão dos dentes remanescentes
• Estabilização de dentes enfraquecidos
• Balanceio muscular no complexo oro-facial
Classificações A classificação dos desdentados ajuda-nos a estabelecer regras de planejamento e de desenho. Ela tem uma função didática e serve como meio de comunicação entre profissionais, facilitando a explicação de casos clínicos conhecidos.
Temos 64.534 combinações de desdentamento possíveis para cada arco (Cummer 1921), e 32.000 possibilidades de desenho (DeFranco, 1984). Existem muitas diferentes classificações, como por exemplo a classificação universal, a classificação funcional, a classificação mecânica, a classificação biomecânica, a classificação topográfica, porém somente algumas delas têm uma real aplicação no dia-a-dia do laboratório.
Classificação topográfica (Kennedy 1925) A mais utilizada, tem a vantagem da visualização imediata do caso, facilitando e sistematizando planejamento e desenho das futuras peças protéticas.
As classes se escrevem com letras ROMONAS
Princípios biomecânicos
Uma PPR em função deve respeitar os três princípios biomecânicos seguintes:
Retenção Suporte É a resistência às forças que atuam sobre uma prótese no sentido cérvicooclusal, durante a mastigação de alimentos pegajosos.
SUPORTE : É a resistência às forças que atuam sobre uma prótese no sentido oclusocervical, durante a mastigação de alimentos duros.
Estabilidade: É a resistência às forças que atuam sobre uma prótese no plano horizontal, decorrentes de contatos oclusais em planos inclinados.
Micromovimentos
Durante a mastigação, a inserção ou a remoção, as próteses parciais removíveis e as selas sofrem dois tipos de movimentos:
rotação e translação.
A rotação : É o movimento de um corpo em torno de um de seus eixos.
A translação: É o movimento de deslizamento de todas as partes de um corpo.
Estes dois movimentos podem ocorrer simultaneamente, em três planos. O planejamento adequado visa a impedir esses movimentos. Pl
Nenhum comentário:
Postar um comentário