quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Fundamentos de Prótese fixa

Prótese fixa é a ciência ou a arte de restaurar dentes danificados com metal fundido, metalocerâmica ou cerâmica, e de repor dentes ausentes.

E para o sucesso de uma prótese fixa, é necessária a colaboração do paciente e prevenção de outras doenças dentais, diagnóstico, seguro, tratamento periodontal habilidade cirúrgica, consideração sobre oclusão e as vezes a colo cação de próteses parciais removíveis.

É necessário conhecimento dos princípios biológicos e mecânicos, ter uma boa habilidade cirurgica para para realizar o tratamento, desenvolver o olhar clinico e  crítico para uma melhor avaliação.

Com a melhora e a evolução dos materiais odontológicos atualmente é possivel que o CD efetue trabalhos de excelente qualidade, com uma tecnologia que nao era acessível ou nem existia no passado, mas o CD precisa possuir conhecimentos sólidos sobre os fundamentos da dentística restauradora e ter as técnicas necessárias.

É reconhecido o fato de haver uma maneira correta de realizar um mesmo procedimento.   Portanto em cada faculdade e cada professor pode passar uma só técnica, devido ao curto prazo para se dominar cada técnica.

É importante estar sempre se atualizando, pois no mercado existe uma crescente de lançamentos de cimentos novos modos de preparos e novas técnicas para uso de materiais de moldagens. Entre outras coisas é sempre bom estar atualizado.

A utilidade de prótese fixa pode ir desde a restauração de apenas um dente até a reabilitação de toda a oclusão. é possível restabelecer função e estética, realizar também trabalhos de correção e sustentação a longo prazo em tratamentos de DTM, mas se o tratamento for incorreto pode  ocorrer problemas no sistema   estomatognático.

Terminologia 
Coroa : é uma restauração cimentada que reveste a superficie da coroa clinica. Deve reproduzir a morfologia e os contornos das porções coronarias. danificadas do dente enquanto desempenha suas funções. Também deve proteger  o restante da estrutura dental de lesões de furca.

Quando apenas algumas porções da coroa clínica dá-se o nome de coroa parcial.
Quando recobre toda a coroa clínica, trata-se de coroa total.


A prótese parcial fixa é a restauração parcial ou total da coroa de um dente, quando se denomina prótese fixa unitária, ou a substituição de um ou mais dentes perdidos, quando se denomina prótese parcial fixa.

Os dentes tratados endodonticamente (tratamento de canal) são normalmente mais frágeis devido a perda de estrutura dental, cáries, preparação cavitária e instrumentação do canal radicular, tornando-os mais vulneráveis a fraturas. O núcleo ou pino intracanal, como o próprio nome já diz, vai dentro da raiz do dente após realizado preparo. Ele serve para dar ancoragem e resistência à parte protética externa.
 A prótese parcial fixa fica permanentemente ligada aos dentes remanescentes, substituindo um ou mais dentes.  Esse tipo de restauração é conhecido como "ponte". 
O dente usado de inserção para esse tipo de prótese é chamado de Pilar, o dente artificial que fica suspenso entre os pilares chama-se Pôntico. 

Diagnóstico 

é preciso examinar os tecidos duros e moles , essas informações devem ser relacionadas com a saúde geral do paciente, e depois de obter as informações necessárias, é que se formula o plano de tratamento .
Elementos para um bom diagnóstico
1. Anamnese (histórico)
2. Avaliação da ATM e da oclusão
3. Exame intrabucal
4. Modelos de estudo e 
5. Exame radiográfico completa da boca.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog